quinta-feira, 19 de maio de 2011

Atividades Físicas...

Mais um bom tempinho sem postar... Ainda bem que eu fiz um quase diário né? Rsrsrs...
Mas o tempo anda frio e as redes sociais tem consumido meu tempo...
Agora resolvi utilizar meu twitter que fiz e nunca usei...
Hj ao levantar estava pensando em caminhar, a caminhada para mim sempre teve um efeito maravilhoso...
Uma lástima não poder mais... Sem tempo e agora preocupada com o peso excessivo...
Tadinhos dos meus joelhos... Eles não merecem! Rsrsrs...
Mas para quem pode e tem tempo... Vá caminhar!


A Caminhada
Em nossa vida, muitas vezes, deixamos as atividades físicas de lado. Porém, não podemos esquecer de nos exercitar. A caminhada é um bom caminho, pode nos ajudar a manter a forma e evitar que fiquemos sedentários. É uma boa opção, ainda, para aqueles que não são tão chegados às práticas esportivas que exigem mais das pessoas. 
É bom lembrar que as atividades físicadevem fazer parte de um programa global de saúde para que possamos reduzir ou eliminar alguns fatores de risco de doenças cardiovasculares. Um dos meios de nos mantermos fisicamente ativos, colaborando para este programa global, é a caminhada.
Essa modalidade é consideradaindiscutivelmente, a melhor forma para realização de exercícios aeróbicos para os adultos aparentemente saudáveis, especialmente para os idosos e para os pacientes portadores de doenças cardíacas doenças metabólicas -diabetes, obesidade, e excesso de triglicérides no sangue. Vale lembrar que o ato de andar faparte de nossa vida e a caminhada-exercícié simplesmente o ato de andar num ritmo mais acelerado.

Uma regra geral, para se ter uma idéia, é que a duração de uma caminhada pode variar de 30 a 60 minutos, não incluindo o aquecimento e a fase de desaquecimento. Em indivíduos com baixa capacidade funcional, deve se iniciar com duração de 10 a 15 minutos, em dias alternados. A cada semana, acrescentar 5 a 10 minutos na duração total. Porém, não abra mão de fazer o cálculo indicado pelo ACSM.
Vale ressaltar que o efeito da caminhada só é obtido para uma intensidade de no máximo de 7 km/hora. Após essa marca, se o corpo se adapta ao esforço é preciso aumentar a intensidade para se continuar a melhorar o condicionamento físico.
         A caminhada é recomendada pelos seguintes motivos:
·        Produz os mesmos benefícios da corrida, do ciclismo e da natação, se bem executada;
·        É considerada a prática mais segura de exercícios aeróbicos, por conferir proteção ao sistema cardiovascular, músculo-ligamentar e ósteo-articular;

Nenhum comentário:

Postar um comentário