sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mais algumas dietas...

Aqui no blog não quero me fixar apenas em cirurgias, eu fiz a minha opção mas ela não precisa ser necessariamente a sua opção... Até pq no meu caso é mais necessidade que opção... É falta de opção mesmo! Pesquisei mais umas dietinhas que circulam por aí.. Tem cada uma que nunca ouvi falar.. Quem sabe ela não tem a sua cara? Eu, particularmente sempre achei que uma dieta tem que ser monitorada por um(a) nutricionista mas prefiro apenas dar um leque de sugestões ok?


Dieta da Zona:

A dieta da zona incentiva o balanço hormonal do corpo, se alimentando em proporções corretas de carboidratos, proteínas e gorduras. Mais precisamente, a fórmula sugerida pela dieta da zona é de que a ingestão de calorias seja proveniente de 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras.
O Dr. Barry Sears, criador da dieta da zona, sugere que consumindo as quantidades corretas desses componentes, pode-se controlar a produção de insulina no corpo, fazendo com que você queime a gordura de forma mais eficiente.
Para se seguir essa dieta é necessário obedecer a uma lista de combinações de alimentos que juntos, oferecem as proporções corretas de carboidratos, proteínas e gorduras. Além de seguir essas combinações de alimentos, também é necessário aprender a medir porções corretamente, o que pode levar algum tempo até que se acostume. O criador dessa dieta sugere o uso de balanças se a pessoa não estiver acostumada a medir porções.
Por isso, um dos problemas dessa dieta é a dificuldade em seguir as combinações todos os dias, o que pode se tornar impraticável e tomar muito tempo para seu planejamento.

Dieta da Restrição Calórica para Longevidade:

A Dieta da Restrição Calórica, também conhecida como Dieta da Longevidade ou Dieta de Restrição de Calorias, parte do pressuposto que quanto menos calorias uma pessoa consumir, mais tempo ela irá viver. Daí o nome "Dieta da Longevidade". Portanto, não se trata de uma dieta onde os interessados sejam apenas as pessoas obesas, uma pessoa dentro do peso recomendado também pode aderir à dieta. Mas não se trata apenas de restringir o consumo de calorias - os nutrientes essenciais devem também entrar no cardápio diário.
A teoria proposta pela Dieta da Restrição Calórica se baseia em diversas experiências realizadas desde os anos 1930 em laboratórios. Ratos que foram submetidos a uma dieta calórica extremamente baixa viveram até 50% mais tempo que outros ratos mais bem alimentados. Não só viveram mais mas também mantiveram aparência mais jovem por mais tempo além de serem mais ativos em idade avançada. Nos anos subseqüentes, experiências semelhantes foram realizadas com vermes, aranhas, macacos e outros animais. Todos apresentaram resultados semelhantes, ou seja, aqueles que passavam fome durante a vida inteira eram os que viviam mais e permaneciam jovens por mais tempo. Os efeitos de uma dieta baixa em calorias nos seres humanos ainda é motivo de controvérsias.
Um homem adulto seguindo a Dieta da Restrição Calórica consome em média 1.700 a 2.000 calorias enquanto uma mulher, em torno de 1.200 calorias. Mas não se trata apenas de reduzir o consumo de calorias, nessa ração calórica diária deve conter todos os nutrientes essenciais. Por isso é indispensável o acompanhamento de um nutricionista ou auxílio de um software que calcula a quantidade de nutrientes nos alimentos e suas calorias.
A Dieta da Restrição Calórica é difícil de ser seguida, exige muita disciplina e basicamente a pessoa que segue essa dieta passa a maior parte do tempo com fome.

Dieta de South Beach:

O cardiologista americano Dr. Arthur Agatston criou essa dieta para seus pacientes visando inicialmente reduzir a ocorrência de doenças cardíacas. Notou-se que também funcionava como dieta para emagrecimento.
A dieta de South Beach não visa limitar ou eliminar o consumo de carboidratos, nem de gordura. Também não propõe limites em termos de quantidades, de acordo com o Dr. Agatston, seguindo essa dieta, a pessoa pode comer até se sentir satisfeita. O que essa dieta incentiva é a identificação de quais carboidratos e gorduras são considerados bonse incentivar a incluí-los na dieta.
A dieta de South Beach é dividida em 3 fases, sendo que a terceira deve ser seguida por toda a vida. A única fase que restringe totalmente um grupo de alimentos é a primeira fase.

Fase 1

A primeira fase da dieta de South Beach prevê uma duração de 2 semanas, onde a maioria dos carboidratos são retirados da dieta. A pessoa pode perder até 5 kilos na primeira fase.

Fase 2

Na segunda fase, alguns alimentos são reintroduzidos na dieta, como as frutas e alguns carboidratos. A segunda fase deve durar até que a pessoa atinja o peso desejado.

Fase 3

A terceira fase da dieta de South Beach na verdade não faz mais parte da dieta em si, visa manter os hábitos alimentares da fase anterior, sendo mais como uma reeducação alimentar que deve durar por toda a vida.

Alimentos Proibidos e Permitidos em cada fase da Dieta de South Beach

 FASE 1 - ALIMENTOS PERMITIDOS
carnes, peixes e aves
cortes magros de carne de boi e de porco, frango sem pele(peito), peito de perú, lombo canadense, peixes e frutos do mar em geral(todos).
saladas, legumes e grãos
brócolis, couve-flor, alcachofra, pepino, arpargo, espinagre, berinjela, tomate, alface, cebola, cogumelos, aipo, broto de alfafa, abobrinha, feijão, lentilha, vagem, grão-de-bico, nozes.
laticínios e semelhantes
leite desnatado, iogurte desnatado, queijos sem gordura (cottage, ricota, versões light), tofú, ovos.
óleos e temperos
óleo de canola e azeite de oliva; pimenta do reino, malagueta, caiena, raíz forte. Temperos sem açúcar em geral.
doces
limite de 75 calorias diárias.
 FASE 1 - ALIMENTOS PROIBIDOS
bebidas
Todas as bebidas alcoólicas, inclusive cerveja e vinho.
frutas
Todas as frutas e sucos de frutas.
saladas, legumes e grãos
Legumes ricos em amido como batata e inhame. Também devem ser evitados cenoura, milho e beterraba.
outros
queijos gordos, pão, cereais, arroz, macarrão e alimentos assados em geral.
 FASE 2 - ALIMENTOS PERMITIDOS E REINTRODUZIDOS
Todos os alimentos da fase 1 e os seguintes alimentos podem ser reintroduzidos na sua dieta:
frutas
maçã, banana, grapefruit, uva, manga, laranja, pêssego, ameixa, morango, melão, cereja, kiwi, pêra.
saladas, legumes e grãos
cenoura, batata-doce, grão-de-bico, arroz integral, ervilha.
outros
alimentos a base de soja, chocolate amargo e meio-amargo(com moderação), pães com grãos, massas integrais, vinho tinto.
 FASE 2 - ALIMENTOS PROIBIDOS
alimentos que continuam proibidos durante a fase 2 da dieta:
frutas
melancia, abacaxi, uva-passa, sucos de fruta industrializado.
saladas, legumes e grãos
beterraba, milho, batata comum.
outros
alimentos com farinha refinada como pão branco. Arroz branco, cookies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário