sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dietas mais famosas e conhecidas...

Vamos retornar ao quesito diferença entre dieta e regime, pq algumas das dietas abaixo me parecem regime pq restringem outros alimentos, caso vc se interesse pela dieta do grupo sanguíneo ou dos pontos me mande um e-mail me dizendo qual a dieta que eu mando a tabela especificando quais os alimentos a ingerir (mari.0liveira@oi.com.br)...

Dieta: (Dieta não significa restrição alimentar ou proibições. Trata-se de um conjunto de alimentos que podem ser sólidos e/ou líquidos, consumidos diariamente.) 


Regime: (Regimes alimentares para emagrecer restringem a ingestão de comidas específicas. ou de alimentos em geral, com o objetivo de ocasionar emagrecimento.) 

Dieta da Lua

A dieta da Lua parte do princípio que assim como a Lua influencia as marés, ela também é capaz de influenciar os líquidos do noss corpo. Na dieta da Lua, a cada mudança de fase da Lua, a pessoa se limita a se alimentar apenas de sucos, sopas e líquidos durante 24 horas. A promessa é emagrecer até 4 kgs por mês ou 1 kg por semana, visto que a mudança de lua ocorre 4 vezes por mês.

Exemplos do que você pode consumir de acordo com a dieta da Lua

  • Sopas, por exemplo, de espinafre, cebola, frango (somente o caldo), não usar batatas nas sopas
  • vitaminas de frutas sem açúcar
  • iogurte com aveia
  • chá sem açúcar
  • pelo menos 8 copos de água

Dieta do Tipo Sangüíneo


Esse plano de dieta de emagrecimento foi publicado no livro Eat Right 4 Your Type, escrito pelo médico americano Peter D'Adamo e considera que cada pessoa, dependendo do grupo sangüíneo ao qual pertence, deve evitar certos alimentos.
A dieta do sangue é relativamente fácil de ser seguida, pois basta que a pessoa não coma alimentos seguindo uma lista de acordo com seu tipo de sangue. Também não é uma dieta que exige sacrifícios, como passar fome e também não requer gastos especiais. Porém, possui a desvantagem de ser difícil de ser seguida em família, já que cada membro pode ter um tipo diferente de sangue, exigindo um cardápio diferente para cada pessoa da família.
De acordo com o Dr. D'Adamo, os grupos sangüíneos possuem certas características que podem determinar sua dieta:

Sangue Tipo O


Grupo sanguíneo que seria o mais antigo, sendo basicamente caçadores, muito ativos e musculosos, devem seguir uma dieta rica em carnes.

Sangue Tipo A


Seriam cultivadores, um grupo sangüíneo mais recente que surgiu junto com a prática da agricultura. De acordo com o Dr. D'Adamo, pessoas pertencentes a esse grupo devem evitar carnes vermelhas.

Sangue Tipo B


São os nômades, associados a um sistema imunológico mais forte e sistema digestivo flexível. É o único grupo sangüíneo que tolera bem derivados de leite.

Sangue Tipo AB


Grupo sangüíneo mais recente que teria evoluído a partir dos grupos A e B, sendo que a dieta para esse grupo é baseada na dieta dos grupos sanguíneos A e B.
Tabela de alimentos para cada tipo de sangue
  • Carnes
  • Peixes e Frutos do Mar
  • Bebidas
  • Hortaliças, verduras, legumes
  • Frutas
  • Laticínios
  • Óleos


Dieta dos Pontos



Criada pelo endocrinologista da USP, Alfredo Halpern, a Dieta dos Pontos não restringe absolutamente nenhum alimento, incluindo doces e chocolates. Em vez disso, a dieta dos pontos atribui uma certa quantidade de pontos para todos os alimentos e cada pessoa, depois de uma avaliação, tem um certo limite de pontos diários que deve cumprir. Então se uma pessoa come uma barra de chocolate, no decorrer do dia ela terá que optar por alimentos com pontos menores, como frutas por exemplo.
As vantagens da Dieta dos Pontos são a comodidade, pois é mais fácil memorizar pontos do que valor calórico dos alimentos, e também que a pessoa não está proibida de comer nenhum alimento, desde que ela compense no decorrer do dia optando por alimentos menos calóricos.

Como funciona a Dieta dos Pontos


A Dieta dos Pontos é bem simples de ser seguida. Na prática, trata-se de uma dieta que limita o número de calorias consumidas durante um dia. Cada ponto é igual a 3,6 calorias. Então, em vez de você contar as calorias dos alimentos, contam-se os pontos.
Por exemplo, o limite de pontos diário mais recomendado é o de 320 pontos para uma dieta de emagrecimento para mulheres. Esses 320 pontos equivalem a 1152 calorias: 320 x 3,6 = 1152. Pergunta-se então por que não contar direto as calorias em vez de transformá-las em pontos? Claro, quem quiser pode contar as calorias consumidas e fazer com que o limite diário não ultrapasse 1152 ou, para arredondar, 1200 calorias diárias. Mas de acordo com o Dr. Halpern, os pontos facilitam o processo todo. Enfim, tanto faz contar pontos ou calorias, o resultado é o mesmo.

Limites da Dieta dos Pontos


Os limites diários geralmente utilizados para quem segue a Dieta dos Pontos são esses:
  • mulheres: 320/330 pontos ou 1152/1188 calorias
  • homens: 400 pontos ou 1440 calorias

Conclusão sobre a Dieta dos Pontos


Como vimos, a Dieta dos Pontos nada mais é do que uma dieta em que é permitido comer qualquer coisa desde que a soma das calorias consumidas não ultrapasse um determinado valor diário. Caso o limite seja ultrapassado em um dia, deve-se compensar diminuindo as calorias nos dias seguintes, para que a média fique dentro do limite.

Tabelas de Calorias nos Alimentos - Tabela da Dieta dos Pontos


Fornecemos a seguir, tabelas que você poderá imprimir e utilizar para seguir a Dieta dos Pontos. Fornecemos tanto os valores em pontos como em calorias.
  • Frutas
  • Hortaliças
  • Carnes
  • Peixes
  • Bebidas
  • Sobremesas

Dieta da Sopa

A dieta da sopa se baseia num cardápio semanal onde o principal alimento é uma sopa a base de repolho, que pode ser consumida à vontade. Alguns seguidores dessa dieta afirmam que conseguem perder 4kg por semana, porém especialistas em nutrição que examinaram a dieta dizem não ser possível obter tais resultados e também afirmam que o cardápio semanal é excessivamente rica em sódio e pobre em proteínas.

Receita da Sopa


Existem inúmeras variações na receita da sopa para essa dieta, abaixo, uma das versões mais comuns:

Ingredientes:
  • 1 repolho inteiro, cortado ou picado
  • 2 cebolas grandes
  • 2 latas de tomate em lata, sem pele, picados
  • 2 pimentões
  • 4 ramos de salsão
  • 1-2 pacotes de sopa de cebola em pó
  • qualquer tipo de ervas a gosto (cheiro verde, manjericão, etc..)
  • 6 cenouras
  • 250 gramas de ervilha torta
Modo de Preparo:

Coloque todos as hortaliças em uma panela grande e cubra com água. Deixe ferver e coloque os pacotes de sopa de cebola e cozinhe por uns 10 minutos. Reduza o fogo, deixe cozinhar até todos as hortaliças estiverem cozidos e junte as ervas.

Cardápio Semanal


Em todos os dias, tome o quanto de sopa quiser, e o quanto de líquidos não calóricos quiser, e em cada dia da semana, pode comer os seguintes alimentos:

Segunda:


Apenas frutas, qualquer fruta menos banana

Terça:


Apenas hortaliças, incluindo batata

Quarta:


Apenas fruta ou hortaliça, menos banana ou batata

Quinta:


Até 8 bananas e 8 copos de leite

Sexta:


Carnes, frango, peixe até 400 gramas. Pode também comer até 6 tomates e beber até 8 copos de água. Pelo menos um prato da sopa.

Sábado:


Carnes, frango, peixe e hortaliças. Pelo menos um prato da sopa.

Domingo:


Arroz integral, hortaliças e suco de fruta sem açúcar

Dieta da Proteína


O princípio da Dieta da Proteína, em sua nova versão e que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, é o mesmo de outras dietas que estimulam um consumo maior de proteínas e redução do consumo de carboidratos. Uma das primeiras dietas a estimular o consumo de proteínas foi a Dieta do Dr. Atkins, que se tornou controversa e muito criticada por médicos e nutricionistas ao incentivar o consumo de proteínas e alimentos ricos em gorduras e cortar quase que totalmente os carboidratos.
A Dieta da Proteína, por sua vez, busca favorecer o consumo de proteínas magras com baixo teor de gorduras e mantendo os carboidratos na dieta, principalmente os provenientes de alimentos integrais. As proteínas magras podem ser encontradas em carnes de aves, peixes, ovos e leguminosas, por exemplo.

Como Funciona a Dieta da Proteína


A restrição de carboidratos faz com que o nível de glicose diminua. Isso leva o nosso organismo a utilizar as gorduras para produzir a energia necessária. O resultado é a queima de gorduras e consequente perda de peso.
Uma dieta tradicional é constituída de 15% de proteína, 30% de gordura, 55% de carboidrato. A Dieta da Proteína altera essa distribuição e procura adotar uma dieta constituída de 30% de proteínas, 30% de gordura, 40% de carboidratos.

Cardápio da Dieta da Proteína


Para seguir a Dieta da Proteína, não é necessário seguir nenhum cardápio específico. Basta restringir as porções de carboidratos como pães, massas e arroz nas suas refeições e quando consumir esses alimentos, optar pela versão integral dos mesmos em porções bem moderadas. No lugar de carboidratos, inclua alimentos que sejam fonte de proteína magra como carne de frango, peito de peru, atum, pescada, linguado, salmão, queijo branco, iogurte, ovos. É claro que não se pode exagerar no consumo de proteínas, optando sempre por porções moderadas.
As saladas e frutas também são indicadas para complementar as refeições.

Vantagens da Dieta da Proteína


Um dos fatores que colocam a Dieta da Proteína entre as mais procuradas por quem quer perder peso é o fato que é um tipo de dieta que não deixa a pessoa com fome. A digestão das proteínas é mais lenta e prolongam a sensação de saciedade, diminuindo a fome naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário