quinta-feira, 19 de maio de 2011

Caminhada... Conclusão...

Grande número de pessoas que caminham regularmente por mais de quatro semanas adere à caminhada;
É importante ressaltar que, na dúvida de como caminhar devemos procurar a orientação de um profissional da área de Educação Física. No entanto, antes de iniciar qualquer atividade física é necessária uma avaliação médica para afastar possíveis riscos à saúde.
No momento em que estivermos caminhando, devemos escolher uma passada que não seja intensa e intolerável, nem tão leve que não estimule nossa respiração. Por isso, não se deve usar a passada de outros participantes, porque ela podeestar além da nossa capacidade cardiorrespiratória máxima ou muito abaixo da intensidade que irá provocar benefíciosao nosso organismo.
A caminhada-passeio é descontínua, lenta, contemplativa e é boa para higiene mental.
A caminhada-exercício tem sua intensidade ajustada à sua tolerância cardiorrespiratória, ou seja, com uma intensidade boa.
Uma intensidade boa é aquela que ainda permite que possamos realizar uma conversa breve, sem falta de ar e sem desconfortos.

 

Recomendações

Para uma pessoa com mais de 35 anos, o ideal além do exame clínico convencional, pode ser, a critério do médico, arealização de um eletrocardiograma de esforço para avaliar nossas condições cardiovasculares, nosso nível de tolerânciaao exercício e nossa resposta eletrocardiográfica ao exercício. Este teste permite ao médico classificar a capacidadecardiorrespiratória no momento.
Vale lembrar que a caminhada normalmente é segura e não coloca nem mesmo pacientes cardíacos supervisionadossob risco, mas ela pode ser causa de acidentes cardíacos em pacientes que possuem distúrbios cárdio-circulatórios nãocomplicados.
A caminhada não combina com o uso regular do cigarro, a ingestão excessiva de álcool antes de caminhar e comportamento obsessivo de competir com os participantes.
Existem alguns sintomas que percebidos depois da caminhada vale a pena procurar um médico. São eles: tontura,fadiga excessiva, sudorese intensa, batimentos cardíacos irregulares, falta de ar intensa na recuperação e dor no peito.
Devemos avaliar nosso desempenho de tempos em tempos. Podemos perceber o quanto este simples exercício é capaz de proporcionar benefícios ao nosso organismo. Para isso, basta que caminhemos corretamente, com energia e disposição.
Devemos utilizar, sempre, roupas e calçados leves (suar não significa perda de peso ou esforço maior). Além disso, é importante evitar tecidos sintéticos. O tênis deve estar bem ajustado e macio. No frio, devemos utilizar agasalho de algodão.
Mas, o importante mesmo é ter disposição para não ficarmos “enferrujados”. Então, vamos nessa, caminhar vai fazer muito bem a todos nós.

(*) Com informações do manual produzido pela Bristol-Myers Squibb

Cuidados

     A decisão de caminhar, praticar ciclismo ou realizar outro esporte deve ser acompanhada de uma série de cuidados,com o objetivo de preservar nossa saúde e aproveitar ao máximo os resultados que podem ser obtidos:
  • Devemos dar preferência para o período vespertino (ao final da tarde), principalmente os portadores de cardiopatias, diabéticos e hipertensos. Porém, quando se mantém um horário fixo, nosso organismo se adapta melhor.É de fundamental importância que a pessoa cardíaca consulte seu médico para verificar se pode exercitar-se semriscos;
  • Um instrumento importante é o relógio, que vai medir a duração da sessão de caminhada ou da bicicleta. Um “walkman” pode ser interessante, na medida em que realizar exercício com música ajuda a relaxar;
  • O aquecimento é importante. Devemos fazer alongamentos durante 10 minutos antes e após a atividade física;
  • Alimentar-se com uma fruta ou suco (não mais que 200 ml), 30 minutos antes, durante e logo após o exercício.Ingerir água filtrada somente em pequenas quantidades;
  • Procurar um local com aclives e declives suaves (quanto mais plano melhor). No caso da bicicleta, os aclives são desejáveis para momentos de se pedalar em pé.
  • Evitar sol forte e/ou frio intenso;
  • Caminhar, pedalar ou nadar continuamente. A carga e a freqüência da prática devem ser observadas de acordo com a exigência de cada organismo, conforme recomenda o Colégio Americano de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine – ACSM), conforme cálculo que pode ser feito por nós, dependendo do nosso objetivo a nos exercitar.
  • Devemos dar preferência para caminhar, pedalar ou nadar em um só período.
  • Ao término da atividade física devemos nos sentir bem. A qualquer sinal de dores, cãibras, falta de ar, cansaço extremo, é recomendado que pare. Depois, é recomendável um contato com o médico.

IMPORTANTE: Os dias de exercício devem ser alternados para permitir a recuperação do corpo antes da próxima carga. Caso contrário, podemos entrar em  “overtraining”, que é prejudicial à nossa saúde corporal.
Quanto mais condicionado, menor será o número de batidas de nosso coração em repouso. A Freqüência Cardíaca de Repouso de um atleta pode chegar à metade da de uma pessoa comum.

4 comentários: